HISTÓRIA DO TAEKWONDO NO CEARÁ - FCTKD

2001 – “INICIO DE UMA HISTORIA CHAMADA ESPERANÇA”


A história do Taekwondo em Caucaia iniciou em 12 de julho de 2001 em uma comunidade humilde do município de Caucaia, denominado de Genipabu. Tudo começou com a vinda do Professor Fábio André Santos Macêdo – 3° Dan Faixa Preta de Taekwondo. Natural de Pernambuco, Ms. Fábio Macêdo veio ao Ceará por questões profissionais e que não envolviam o esporte. Mas sua paixão pelo Taekwondo motivou para treinar mesmo sozinho, na varanda do sítio onde estava morando no Genipabu e sem perceber, algumas crianças ficavam o observando, e admirados começaram a perguntar o que era aquilo, pois sendo carentes, não tinham acesso a um conhecimento ínfimo e nunca tiveram contato com a Arte Marcial denominada Taekwondo. Depois de tanta insistência, as crianças comoveram o Mestre Fábio, com todo aquele entusiasmo a dar aula em um núcleo de uma Organização Não Governamental ONG – (CDCJN – Conselho de Desenvolvimento Comunitário Jardim da Natureza), que assistia as crianças do bairro e de regiões vizinhas que ficava próximo ao sítio, tal projeto desenvolviam atividades artísticas e esportivas. Também neste mesmo período chegara ao Ceará a Professora Aurelânia Nascimento do Carmo (Mestra Nany), para auxiliar o Mestre Fabio, pois o projeto tinha crescido tanto que de 40 crianças passaram a ser mais de 150 praticantes entre crianças, jovens, adultos e até mesmo os pais dos alunos. A chegada da mestra na época era 2º Dan trouxe bastante alegria a todos e mostrou a força da mulher com líder de um grande grupo.

Passado apenas quatro meses, estava formado uma equipe de pequenos taekwondistas todos graduados em faixa amarela (8° Gub), que apesar das muitas dificuldades encontradas, conseguiram representar o Ceará no primeiro Torneio que participaram fora do estado, a “I COPA TAEKWONDO ILHA DE ITAMARACÁ”, em Pernambuco – 11/11/2001, onde foram Campeões!! Este foi o primeiro passo de uma grande jornada que surgia através do brilho dos olhos de crianças cheias de esperanças. O Taekwondo transformou sonhos em realidade.



2002 – “TORNANDO UM SONHO EM REALIDADE”

Deu-se continuidade ao trabalho e o Taekwondo foi se expandindo por todo município da Caucaia. A equipe pequena foi se graduando e crescendo, transformando-se numa SELEÇÃO forte que construía um alicerce firme e se preparava para ascender mais. Demonstrações constantes ajudavam na divulgação e atraia mais crianças, jovens e adultos à prática. Diversas barreiras foram superadas, mostrou-se que a união vence qualquer preconceito e que a verdadeira riqueza é a de espírito!

A seleção ainda não muito grande participou de outros torneios interestaduais, e trazendo sempre bons resultados.



2003 – “EM BUSCA DE NOVOS HORIZONTES ALÉM DOS SONHOS”

Este foi um ano em que elevou o Taekwondo Caucaiense e Cearense a nível nacional e internacional! Com muito trabalho e dedicação a seleção teve grandes conquistas e realizações importantes como participação no Campeonato Brasileiro 2003 Aracajú/SE e Brazil Open de Taekwondo (Internacional) - SP. Mais um grande passo se concretizava com sucesso!!!




2004 – “QUANDO O ALUNO SE TRANSFORMA EM PROFESSOR”

Neste período deu-se uma nova faze e rumo aos alunos, pois foi realizado o primeiro exame de graduação faixa preta da arte em 12 de dezembro de 2004, na quadra do CSU em Caucaia, com a presença do mestre José Gerônimo – 5° Dan de Tkd, representante da Liga Nacional de Taekwondo, tal evento teve um momento festivo pois dês do o inicio do projeto “Taekwondo para Todos” em Julho 2001, neste ano formamos a primeira equipe de instrutores de Taekwondo, num total de 15 faixas pretas: Carlos Regis, Flancklin Celso, Manoel Elias, Moises Marcos, Jéssica Gomes, Mincia Andrade, Antonio Carlos, Marcio Ângelo, Antonio Cunha, Euclides Neto, Rafael Marsal, Flancigleison Almeida, Antonio Brazil, Ronaldo Silva e Aurelânia Nascimento.

Neste período também foi fundada a FCTKD – Federação Cearense de Taekwondo (12/ABR/2004) Caucaia, órgão controlador do Taekwondo no estado do Ceará, que represente a LIGA Nacional de Taekwondo (Interestilo), tal fato marcou uma nova era do Taekwondo no estado do Ceará, como presidente inicial, assumiu a Sra. Mestra Aurelânia (Nany) e desta forma até os dias de hoje a FCTKD tem crescido e se destacado no âmbito marcial e social junto as comunidades carentes ou seja o “TAEKWONDO SOCIAL”.



2005 – “EM FAZE DE TRANSFORMAÇÃO DE UMA EQUIPE FORTE”

Neste período de transformação o taekwondo trouxe muitos amigos e construímos uma conceituada família e desta forma trazendo alegria, prosperidade e sucesso a todos, entre tantos eventos alguns se destacaram como: Desfile Cívico do Aniversario do Município da Caucaia (1759), com seus 246 anos onde o Taekwondo já faz parte deste momento especial, e onde desfilamos com 68 atletas e professores da arte nobre que é o Taekwondo, neste ano também houve diversos eventos competitivos e como sempre a equipe destacou-se como campeã por onde passou.


2006 – “O RETORNO DE UMA FORÇA CHAMADA GUERREIRO”

Podemos citar neste ano um novo rumo que o Taekwondo Caucaiense se teve, pois entre tantos problemas existentes com dificuldades a equipe se viu motivada para seguir sempre em frente mesmo diante das dificuldades, desta forma participaram de vários eventos interno para fortalecer a equipe e se preparar para um novo rumo, ou seja, novas competições no ano seguinte.

2007 – “TRANSFORMAÇÃO DE UM GRUPO CHAMADO TAEKWONDO”

Ótimo ano para o Taekwondo do Ceará, devido a união e força de uma grande equipe, no ano anterior a equipe colheu os frutos da vitória por ter plantado ante, com muito amor e fé a semente da união e fraternidade, ou seja, neste ano a Equipe Cearense Consagrou-se Campeã no “CAMPEONATO PERNAMBUCO OPEN 2007, com uma pequena delegação sem muitos recursos mais com muita vontade de vitória, todos consagraram-se campeões desta forma destacando muito mais a força chamada “UNIÃO”.



2008 –“DISPERTA DE UM GUERREIRO, QUANDO A FLOR DESABROCHA”.

Neste ano, a atividade da Delegação de Taekwondo do município de Caucaia, em diversos eventos fora e dentro do estado, com grande numera recorde de participantes, todos os atletas destaques em relação à disciplina, dentre a maioria do Estado do Ceará com representação de 85% do município de Caucaia, grande parte da maioria são jovens e crianças de diversas regiões carentes do município que se revelaram atletas natos.

2009 –“A VIDA É UMA SUCESSÃO DE BATALHAS SONHAR É PRECISO’’.

“19 DE FEVEREIRO 2009 - DIA DO ESPORTISTA”, nesta data foram homenageadas várias pessoas do seguimento esportivo e mais uma vez o Taekwondo esteve presente fazendo sua belíssima apresentação e mostrando a força e união dos esportes que também estava outras modalidades marciais tais como: Karate, Kung Fu, Judô e diversas pessoas da área marcial, como também foi feito a apresentação especial do Taekwondo Adaptado ou seja, em CADEIRAS DE RODAS, com o atleta José Augusto Soares.



“2º COPA AMERICA DE TAEKWONDO” – SÃO PAULO (São José dos Campos) em JANEIRO’2009 Evento de nível Internacional que reuniu mais de 08 (oito) países da America, com a participação de 40 atletas do município e trazendo 24 medalhas.



“4ª COPA ASTC DE TAEKWONDO” – RIO GRANDE DO NORTE (Mossoró) em ABRIL’2009, evento de nível regional NE que reuniu mais de 600 atletas e participaram 68 atletas na maioria do município de Caucaia trazendo 52 medalhas e o título de Equipe CAMPEÃ;



“PERNAMBUCO OPEN DE TAEKWONDO” – RECIFE / PE, em MAIO’2009 evento este de grande porte que reuni mais de 900 atletas de grande nível técnico, a equipe da Seleção de Caucaia destaca-se pelo grande numero de atletas inscritos e mais uma vez trazendo grande numero de medalhas e consagrando-se CAMPEÃ do evento.



“6º FESTIVAL INTERCONTINENTAL DE TAEKWONDO” – RECIFE (Capital) PE, em JULHO’2009 Tal evento é de nível internacional que reuniu 11 (onze) países do Nercosul e 18 estados brasileiro com mais de 1.200 atletas de auto rendimento e nível Olímpico, tal evento foi realizado em três dias com grande participação da Delegação de Caucaia e participação destaque dos atletas PARAATLETAS em cadeira de rodas e deficientes auditivos que foi a sensação do evento, mostrando que não há limites entres o Céu e a Terra, com o lema “ SEM LIMITES”, a participação de 40 atletas que trouxeram 40 medalhas entre ouro, prata e bronze.



“39º BRAZIL OPEN INTERNACIONAL DE TAEKWONDO” – SÃO PAULO – SP, no período de AGOSTO’2009, este evento reuni a nata do Taekwondo e mais 1.800 atletas e participação de 14 países entre das Américas e até mesmo do exterior como USA e Coréia do Sul, tal evento há uma grande dificuldades dos atletas, o alto nível competitivo dificulta as chances de medalhas, neste evento participamos com 32 atletas e trouxemos 12 medalhas, tendo em vista a real participação forte do Ceará e principalmente o município de Caucaia e mais uma vez destacando os atletas PARADESPORTO de Taekwondo em cadeiras de rodas que se revelarão grande vencedores.



“14º CAMPEONATO BRASILEIRO DE TAEKWONDO 2009” – FORTALEZA – CE, no período de 04 à 07 de SETEMBRO 2009, Este evento foi de grande importância no estado por ter sido realizado pela primeira vez no estado, tal evento mobilizou muitas ações com grande apoio do Governo Municipal de Caucaia, junto a SEJUV – Secretaria de Esporte e Juventude e as outras Secretarias como Transporte e Educação do município de Caucaia que cederam veículos, pessoal e locais que serviram de alojamentos (Colégios e Faculdades), também destacamos a participação maciça dos atletas do estado e do município de Caucaia com mais de 400 inscritos, entre os estados visinhos podemos dizer que as deleção trouxeram grande números de atletas e tais com PARAIBA (150 Atletas), PERNAMBUCO (165 Atletas), MARANHÃO (100 Atletas) e mais de 16 estados participantes inclusives estados distantes como ACRE e Minas Gerais, sem contar co São Paulo e Tocantins. Também gostaria de relatar que este evento trouxe ânimo para que eventos futuros possam ser realizados ate de nível internacional. Em relação aos resultados em 1º LUGAR: PERNAMBUCO, em 2º LUGAR: PARAIBA e em 3º LUGAR: CEARÁ, lembrando que 85% são atletas do município de Caucaia, que vem se destacando a nível nacional e crescendo junto com um só ideal, elevar o nome do nosso município (Caucaia) ao mais longe do território nacional e competitivo.



“Iº CAUCAIA OPEN DE TAEKWONDO” – CAUCAIA (Tabapua) – OUTUBRO’2009, Este evento foi realizado no município com o apoio da Federação Cearense de Taekwondo, sediada em Caucaia e com o da SEJUV – Secretaria de esporte e Juventude, tal evento mobilizou mais de 200 atletas do município e de regiões vizinhas, trazendo alegria e toda a garotada do Taekwondo, acendendo a chama competitiva e esportiva que o Taekwondo promove sendo de grande valia o apoio da SEJUV na realização deste evento, entre destaque mais uma vez foi a participação de atletas de outros municípios.



“DESFILE CIVICO 250 ANOS DE CAUCAIA” – JUREMA E SEDE DO MUNICIPIO – 15 OUTUBRO DE 2009. Este evento contou com a participação em massa de todos os atletas destaques do Taekwondo sendo mobilizados mais de 120 atletas para o desfile Cívico do município e mostrando que as artes marciais, tem um grande papel importante nos manifestos cívicos de uma nação.

“2010- 2012”



“COMPROMISSO, VERDADE E UNIÃO”

TAEKWONDO DE PAIXÃO
MESTRE FÁBIO MACÊDO (PRESIDENTE) / PROF° ANTONIO CARLOS (ATLETA DESTAQUE E AMIGO)

NOVA DIREÇÃO COM METAS E MUDANÇAS EM PRO DO TAEKWONDO CEARENSE – 2008 / 2012

ESTA HISTORIA NÃO TEM FIM, AINDA QUE TUDO POSSA PARECER DIFICIO PARA ESTE GRUPO NADA É IMPOSSIVEL, POIS CREMOS NO SER SUPREMO CHAMADO...